Como diminuir reclamações na Entrega de projetos

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A satisfação do cliente é muitas vezes um dos principais aspectos que indicam se um projeto teve sucesso em uma organização. Neste sentido, as empresas devem buscar desenvolver produtos que atendam os objetivos de Qualidade, pois o cliente é por vezes exigente quando paga e não recebe o acordado ou recebe algo com diversas falhas e erros. Por isso, preparamos algumas dicas para diminuir as chances de haver reclamações na Entrega de seus projetos.

Realize o Controle da Qualidade

O processo de Controle de Qualidade é composto por várias técnicas, como Teste de Software, por exemplo, as quais visam garantir que o produto gerado no projeto atenda os Objetivos de Qualidade definidos. Além disso, esta etapa visa prevenir problemas, identificar falhas e reduzir desperdícios que impactam na produtividade da equipe.

Entender as expectativas das partes envolvidas em relação à Qualidade é muito importante para a realização de um Planejamento relevante para o projeto. Além de listar os objetivos é recomendado também definir critérios para a Avaliação da Qualidade e indicadores para saber se os mesmos estão sendo atingidos.

Evite atraso nas Entregas

Realizar um bom planejamento com base no tempo disponível para o projeto e acompanhar a evolução das tarefas executadas é muito importante. Tal cuidado é essencial para evitar correria desnecessária quando os prazos apertam e a entrega tenha que ser realizada para cumprir os acordos estabelecidos com o cliente afetando a Qualidade do produto.

Planejar cuidadosamente as Entregas que serão feitas ao longo do projeto pode evitar a utilização de uma prática bem conhecida e que muitas vezes não gera os resultados esperados, ou seja, adicionar mais pessoas quando o prazo do projeto está quase estourando.

Invista na Comunicação

A comunicação entre os envolvidos é um dos aspectos mais importantes na gestão de projetos, principalmente com a equipe e cliente. Para obter respostas rápidas às mudanças e melhorar a comunicação busque verificar continuamente se:

  • A troca de informações está sendo realizada de forma eficaz?
  • As necessidades de informação estão sendo satisfeitas?
  • Os canais de comunicação do projeto estão sendo utilizados corretamente?

O monitoramento destes aspectos pode diminuir a ocorrência de falhas na comunicação, as quais podem levar um projeto ao fracasso. Portanto, para diminuir este risco planeje cuidadosamente como será o relacionamento com o cliente e como será a comunicação das entregas e aceites.

Nem sempre o realizado sai de acordo com o planejado. Entretanto, existem diversas maneiras de aumentar as chances de obter sucesso em projetos e gerar benefícios para os clientes.

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