9 dicas para criar casos de teste de forma correta e eficaz

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Teste de software é uma atividade composta por planos, estratégias e procedimentos voltados para realizar a validação das aplicações de acordo com suas especificações. Desse modo, testes são projetados para garantir que os requisitos funcionais e não funcionais de um sistema sejam satisfeitos e, caso haja desvios, os problemas encontrados sejam registrados para que se faça a devida correção.

Neste contexto, uma das formas de controlar a qualidade de software se dá através da execução de casos de teste, avaliação dos resultados e registro dos defeitos identificados. Casos de teste, os quais fazem parte dos planos de teste, seguem exatamente esse fluxo e demonstram essencialmente se uma funcionalidade é operada com sucesso (passa) ou possui defeitos (falha), podendo ser executado tanto de forma manual quanto automatizada.

Entretanto, produzir estes artefatos pode não ser uma tarefa tão simples e, neste post, iremos apresentar algumas recomendações cruciais para facilitar a escrita de casos de testes que contribuam efetivamente na garantia da qualidade no desenvolvimento de software.

Confira as dicas que preparamos para você!

1 - Resumo

O resumo é uma das primeiras informações que os criadores do caso de teste devem cadastrar. É uma descrição breve da finalidade do caso de teste, devendo ser claro e sucinto para remeter diretamente ao procedimento de teste a ser realizado.

2 - Pré-Condição

Pré-condições representam algo que é necessário ocorrer previamente para que a execução do caso de teste possa ser efetuada. Por exemplo: "o usuário deve estar logado no sistema para que o teste seja aplicado". Logo, é uma descrição textual que define as exigências para que o caso de teste possa ser iniciado.

3 - Passos para execução

Os passos para execução devem exibir de forma ordenada as ações a serem realizadas durante a execução do caso de teste. Esta área aponta o fluxo principal do teste a ser implementado e cada operação deve ser descrita de forma clara e objetiva.

Os passos para execução são o ponto principal do caso de teste, os quais objetivam averiguar a funcionalidade corretamente através do “caminho feliz”, além de buscar encontrar erros no caso de testes que simulam “caminhos alternativos”.

4 - Observações gerais

As observações gerais são as informações relevantes que devem ser observadas e podem reforçar o entendimento para a execução do caso de teste.

5 - Resultado esperado

Todo caso de teste deve ser amarrado a um conjunto de resultados esperados, visto que tais informações serão utilizadas para definir se um caso de teste passou ou falhou ao final da sua execução. Isso envolve saídas esperadas, resultados exibidos pelo sistema, entre outros fatores.

6 - Executor

Este campo é um identificador do profissional responsável pela execução do caso de teste. Esta é uma forma de saber quais membros da equipe executaram ou estão atribuídos a quais casos de teste.

7 - Status

A validação de uma funcionalidade é bem-sucedida quando o software funciona do modo esperado pelo cliente. Isso pode ser comprovado pelo status da execução do caso de teste, o qual pode ser aprovado ou reprovado pelo executor.

Tais informações podem ser utilizadas para a geração de relatórios, objetivando saber a quantidade de casos de teste aprovados x reprovados, por exemplo, melhorado o processo de teste a partir do momento em que esse é medido desde o início até a entrega do projeto.

8 - Comentários

Comentários pertinentes podem ser inseridos acerca de todos os fatores observados durante a execução do caso de teste, uma vez que tais informações podem ser utilizadas na sua reexecução e apoiar no registro e reprodução dos erros identificados.

As equipes devem estar conectadas e ter acesso às informações compartilhadas de forma que permita a integração dos procedimentos de teste realizados.

9 - Defeitos relacionados

Os defeitos identificados durante a execução dos testes podem ser relacionados aos seus respectivos casos de teste para que possa haver uma rastreabilidade entre o processo de gestão de testes e gestão de defeitos. A existência de rastreabilidade possibilita identificar os casos de teste que deram origem a cada falha relatada desde que tenha sido relacionada.

A aceitação de um produto por parte dos seus usuários é a garantia de que as equipes estão construindo o software corretamente e, principalmente, atendendo o negócio com evidências, neste caso, geradas pelos casos de teste.

Como foi abordado nesse artigo, um caso de teste é um conjunto de ações executadas para averiguar se um determinado recurso ou funcionalidade de software está funcionando corretamente e de acordo com os requisitos do cliente. Com base nos itens apresentados, é possível criar casos de teste simples e concisos, além de propensos a encontrar defeitos.

Se você quiser implementar um processo de planejamento, criação e execução de casos de teste na sua empresa não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.

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