Você sabe o que é teste de software e qual a importância deste processo para diminuir os riscos de um negócio?

No post de hoje apresentaremos alguns dos principais tipos de teste existentes e quais são os processos, técnicas e estratégias envolvidas para utilizá-los.

Vivemos em um mercado extremamente competitivo onde errar não é uma boa opção para aqueles negócios que buscam se destacar e estarem sempre à frente dos seus concorrentes. Dessa forma, investir em estratégias para garantir a qualidade de software é uma atitude inteligente que previne frustrações por parte da organização e também de seus clientes.

Nesse caso, realizar atividades de teste é fundamental visto que estas são responsáveis por evitar que erros sejam detectados em produção e tal aspecto é de suma importância para a qualidade dos produtos, pois erros detectados pelos usuários podem gerar não apenas custos financeiros, mas afetarem outras áreas negativamente quando acontecem de forma recorrente.

Principais tipos de teste de software

Segundo Glenford Myers, escritor de um dos livros mais conhecidos desta área, “Teste de Software é o processo de executar um sistema com o objetivo de revelar falhas”.

Já para Pressman, outra referência neste segmento, “teste é um elemento crítico para a garantia da qualidade de sistemas”.

Com base nessas afirmativas, testes podem ser realizados para encontrar defeitos previamente antes que estes sejam detectados em produção, verificar se o produto atende as especificações e expectativas dos usuários, controlar a qualidade de uma forma geral, entre outros objetivos.

Conheça a seguir alguns dos principais tipos:

● Teste de Unidade
● Teste de Integração
● Teste de Sistema
● Teste de Aceitação
● Teste de Regressão
● Teste de Usabilidade
● Teste de Segurança
● Teste de Performance

O que é teste de software: estratégias e técnicas

Agora que você sabe o que é teste de software e conhece alguns dos principais tipos, deve querer saber quais são os mais indicados para as suas necessidades e da sua empresa.

Existem várias técnicas de teste como: baseada em especificação, em experiência, revisões técnicas, entre outras. A escolha de qual usar depende de vários aspectos como tempo, orçamento, complexidade, ciclo de vida do sistema e documentação disponível.

Além disso, é importante saber o que testar, quando testar e como testar para montar a sua estratégia. Deste modo, é importante contar com um bom planejamento para determinar os objetivos e como alcançá-los.

Isso inclui saber qual é o escopo de teste, em que fases o teste será aplicado e em qual partes do sistema, quais abordagens serão utilizadas, quantos ciclos serão realizados e qual a equipe envolvida.

Ferramentas também são muito úteis nesse cenário. O software TC QualyControl, desenvolvido pela Testing Company, permite você planejar, executar e controlar os testes de uma forma fácil e ágil, além de monitorar Indicadores de Gestão da Qualidade.

A Testing Company é especializada em Gestão e Controle da Qualidade de Software. Nossos testes são realizados através de técnicas, ferramentas e profissionais qualificados, sempre buscando garantir o correto funcionamento dos softwares, sistemas e aplicativos da sua empresa.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre teste de software? Comente abaixo!

Escrito por Cristiano Baumgartner