Como (e por que) implementar governança de TI?

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A tecnologia é considerada por muitas empresas uma ferramenta estratégica, que torna negócios mais inovadores e cria processos mais eficazes. Nesse cenário, empreendimentos trabalham continuamente para tornar a sua infraestrutura de TI mais eficaz e com uma quantidade de erros menor. Esses processos são chamados de governança de TI, algo crucial para que equipamentos e sistemas tenham uma performance elevada em vários cenários.

Quer saber mais sobre ela? Então veja no nosso post de hoje como a governança de TI pode tornar a sua empresa mais eficaz!

O que é a governança de TI?

A governança de TI pode ser compreendida como um conjunto de processos e políticas que tornam a organização do setor de TI, assim como a infraestrutura e os sistemas corporativos mais eficazes. Ela irá integrar operações, alinhar métricas e institucionalizar o uso de boas práticas em todo o setor. Dessa forma, os profissionais responsáveis pelo suporte, manutenção e gerenciamento de dispositivos e sistemas conseguirão atender com mais agilidade às demandas dos usuários.

Entre as várias funções da governança de TI, podemos destacar:

  • Alinhamento estratégico de metas entre o setor de TI com o resto da empresa, permitindo que a área maximize os benefícios de sistemas para o negócio.
  • Agregar valor a infraestrutura de TI.
  • Otimizar os processos de atualização, troca e investimento em novas tecnologias.
  • Redução de riscos e gerenciamento de incidentes por meio de práticas mais eficientes de contenção de danos.

Implementando a governança de TI no ambiente corporativo

A adoção de uma política de governança de TI eficaz e alinhada com as necessidades do negócio requer planejamento e um conhecimento profundo dos principais problemas do empreendimento. Gestores de TI devem levantar dados com outros setores, avaliar as principais dificuldades enfrentadas por usuários e, assim, definir uma estratégia capaz de causar um grande impacto nas rotinas do setor de TI.

Boas práticas, como as listadas em metodologias como a Biblioteca ITIL podem ser implementadas para direcionar processos de acordo com as necessidades de usuários. Com indicadores e métricas de desempenho abrangentes, a identificação de gargalos operacionais será feita com mais agilidade e precisão. Eles também poderão ser aplicados em processos de investimento em novas tecnologias, ampliando o retorno gerado por novos sistemas.

A governança de TI deve ser reavaliada constantemente, garantindo que o setor de TI seja capaz de manter a sua infraestrutura com o melhor desempenho possível. Dessa forma, usuários poderão aproveitar ao máximo as soluções disponíveis, tornando as ferramentas de TI parte de um fluxo de criação de valor e receitas.

Como a governança de TI afeta o funcionamento do meu negócio

Por ser uma política de gestão abrangente, a governança de TI irá afetar profundamente o funcionamento de uma empresa. Gestores passarão a ver a infraestrutura de TI com uma parte fundamental do negócio, responsável por tornar processos mais eficazes e com uma quantidade de erros menor. Além disso, os novos processos de tomada de decisão garantirão o retorno máximo de cada investimento realizado.

A implementação de boas práticas garante que o setor de TI consiga agilizar rotinas e atender melhor os profissionais do negócio. Com métricas e indicadores de desempenho, várias falhas operacionais poderão ser identificadas com praticidade e segurança. Vale destacar, também, que por ter processos alinhados com os padrões do mercado, a empresa conseguirá certificações de qualidade mais facilmente.

Agora é a sua vez: o que você faz para otimizar as rotinas de gestão de TI da sua empresa? Conta pra gente!

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